sábado, 3 de setembro de 2011

BLOG DO ACADÊMICO DE JORNALISMO - FILIPE - sobre a última edição da revista Veja

CONFRARIA,

Abaixo, o "link" do
BLOG DO FILIPE,
acadêmico de Jornalismo,
que é sobrinho da confrade
NELI, de New York.

FILIPE escreve sobre a
última edição da revista
VEJA.

Comentário:
Se FILIPE puxar à tia
NELI, pela inteligência
e pela paixão no que faz,
podemos estar certos de
que vai longe como
Jornalista.


NOTA:
Está sendo postado no
BLOG DA CONFRARIA
http://marconogueiraconfraria.blogspot.com

Abraços.

Marco Antônio



Bom dia,
MARCO!

Segue esta materia que
OLGA enviou-me.

O Filipe e meu sobrinho.

Aprecie,

Neli

Prezad@s amig@s,
O Filipe fez essa matéria, que
pra mim está muito boa:
analítica e informativa.

Ele ainda nos coloca em outras
fontes de informação, abrindo-nos
mais possibilidades de conteúdo,
por isso envio para vocês.


Bjs

Olga

Olá, amigos.

Bom dia!!
Na última semana, a revista Veja publicou
uma edição contra Zé Dirceu.
Independente das questões político-partidárias,
a revista passou por cima
da Lei para apurar a pauta e esqueceu
princípios básicos do Jornalismo,
tais como a ética, por exemplo.

Como estudante de Jornalismo, ainda
estou na fase de aprender o que deve, ou
não, ser feito quando atuamos.
Serei objetivo: sou contra a forma como a revista
decidiu investigar José Dirceu.
Nesta hora, não importa se ele é corrupto,
bandido ou honesto e santo.
Os critérios jornalísticos adotados por Veja
para investigá-lo em um hotel de
Brasília não foram os melhores.

Comentei no blog e gostaria que dessem
uma olhada e pudessem comentar
sobre as atitudes da revista. Se puderem
divulgar  e mostrar para outras pessoas
que tais práticas não são comuns ao
Jornalismo, seria bom e a sociedade poderia
entender que não são todos os veículos
e jornalistas que tentam passar por cima
da Lei.

Muito obrigado, enviei este e-mail para
as pessoas de meu contato.

Bom fim de semana a todos!

Segue abaixo o link.

Filipe
 

http://blogdofilipe.com/2011/09/02/a-revista-e-as-praticas-ilegais-para-investigar-o-poder-de-ze-dirceu-em-brasilia/

Olga Vânia Matoso de Oliveira
Consultora Técnica
Política Nacional de Humanização - HUMANIZASUS
Ministério da Saúde




A revista e as práticas ilegais para investigar o poder de Zé Dirceu em Brasília
set 2
Posted by filipematoso
Veja passa por cima até da Lei para descobrir atitudes corruptas do ministro da Casa Civil durante o Governo Lula
Filipe Matoso
A última edição da revista Veja (Editora Abril), publicada nesta semana, apresentou uma nova forma de se fazer Jornalismo Investigativo: invadir a privacidade de outra pessoa e infringir a Lei. A publicação tenta mostrar que o ministro da Casa Civil durante o Governo Lula, José Dirceu (PT), ainda tem cacife político sobre os atuais detentores do poder. O objetivo de Veja era ainda tentar encontrar alguma prova de corrupção contra petistas. Entretanto, o fez da pior maneira possível e se envolveu em um grande escândalo, tanto político, quanto jornalístico e até jurídico.
A revista, por meio do repórter Gustavo Nogueira Ribeiro, tentou implantar no país uma forma diferente de se praticar Jornalismo. Câmeras espiãs foram colocadas nos corredores que ligam o elevador ao quarto de José Dirceu, no hotel Naoum, localizado em Brasília-DF, onde o petista se hospeda na capital federal. Como se não bastasse, afirma Dirceu, Nogueira Ribeiro tentou convencer uma camareira do hotel de que estava hospedado na suíte do ex-ministro e que havia esquecido as chaves. A funcionária não acreditou na história e comunicou o fato à direção do hotel. Quer dizer, o jornalista tentou invadir o quarto do petista.
Nas imagens divulgadas por Veja, aparecem José Dirceu, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Por sinal, um dos objetivos da publicação era o de levar o leitor ao pensamento de que Dirceu tramou a queda do também ex-ministro da Casa Civil, mas durante a Era Dilma, o também petista Antônio Palocci.

José Dirceu/ Foto: Mobilização Br
Segundo o advogado que paga as estadas de Dirceu em Brasília, Hélio Madalena, em entrevista à Carta Capital, esta não é a primeira vez que o repórter Gustavo Nogueira Ribeiro infringe a Lei. O jornalista tentou invadir o quarto de José Dirceu utilizando outra identidade, como se fosse o assessor político do prefeito de Varginha. Durante a tentativa de golpe, disse a uma camareira do hotel que precisava entregar uns documentos a Dirceu.
O Blog do Filipe acredita que o repórter da revista Veja iria instalar câmeras para gravar tudo o que se passasse naquele quarto. Provavelmente, o jornalista acredita ser da Polícia Federal, do Ministério Público, ou da Polícia Civil, afinal, invade a privacidade de outras pessoas e as investiga na maior cara de pau. Talvez pense ser o delegado responsável por conduzir o caso do Mensalão de 2005, no qual Dirceu supostamente está envolvido (o julgamento deve ocorrer no começo do próximo ano). Por sinal, o que foi descoberto pelo desbravador de Veja até agora? José Dirceu, nome forte do PT há muito tempo, se encontra com outros líderes do partido. Oh, que surpresa!
Não basta falarmos somente do caso. Vamos à repercussão
Para não analisarmos jornalisticamente cada veículo que repercutiu o assunto, iremos passar por alguns textos veiculados em jornais, revistas e blogs de expressão nacional.
A revista Carta Capital, maior adversária político-midiática (este termo existe?) de Veja, apresentou o fato de forma serena em um texto publicado na última segunda-feira (29/8). Esperava-se maiores ataques e textos mais subjetivos. No entanto, a publicação chefiada por Mino Carta tratou de abordar o caso de uma maneira profissional. Além disso, conversou com o advogado que paga as estadas de Dirceu em Brasília e falou sobre as entrevistas do gerente do hotel Naoum ao blog Viomundo. A matéria foi intitulada Dirceu x Veja.
No blog Balaio do Kotscho, escrito por Ricardo Kotscho, o autor ironiza a revista e cita que a “reportagem” de Veja não passa, na verdade, de um puro editorial, desde a primeira à última linha. Além disso, intitula o post como “Repórter não é polícia; Imprensa não é Justiça”. Perfeito, Kotscho.

As imagens "obtidas" por Veja não são do circuito interno do hotel/ Foto: site Implicante.org
Já no blog Conversa Afiada, assinado por Paulo Henrique Amorim, em um texto de Luis Cláudio, o post é focado nas imagens “obtidas” pela equipe de reportagem da Veja. O texto afirma, após conversar com o gerente-geral do hotel Naoum, Rogério Tonatto, que as cenas gravadas não foram filmadas por câmeras do circuito interno de segurança do hotel. O que mostra, de forma clara, que foi alguma equipe da revista que instalou gravadoras nas paredes do estabelecimento. Por sinal, Amorim dedica um espaço do blog somente ao Partido da Imprensa Golpista (PIG), sigla que, na língua inglesa, quer dizer Porco (a). Ou seja, é como se o blogueiro ligasse alguns veículos às práticas imundas de um jornalismo de baixo nível.
O blog Viomundo, coordenado por Luiz Carlos Azenha, focou-se em fazer matérias sobre o caso. Por exemplo, entrevistou Rogério Tonatto, postou o texto publicado no blog de José Dirceu a respeito do assunto, e um texto de Miguel Urbano Rodrigues, intitulado “Evitar que os cidadãos pensem é uma tarefa permanente da mídia”.
Confira também outros blogs que falaram do assunto. Houve o Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, que postasse de forma parecida com o Blog do Filipe: Caso Veja/Dirceu revelará em que país você vive. Já no blog de Reinaldo Azevedo, vinculado à Editora Abril, a visão é diferente, mas é válida e é necessário conhecê-la também: Desmontando a farsa que Dirceu preparou para animar a Al Qaeda eletrônica a soldo. Ou: a democracia invade o bunker do governo clandestino. O blog Implicante.org tem a mesma visão de Reinaldo Azevedo: Governo paralelo: José Dirceu mantêm “gabinete” em hotel de Brasília, onde recebe ministros e autoridades. Clique e confira o texto na íntegra, veja os argumentos de Veja, as medidas tomadas pelo PSDB, respostas do PT, opinião do Blog do Filipe e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário