domingo, 25 de setembro de 2011

5O ANOS DA CAMPANHA DA LEGALIDADE ...

50 Anos da Corrente da Legalidade



No último 25 de agosto a nação brasileira comemorou os cinquenta anos da Campanha da Legalidade. Em um gesto irresponsável, o presidente Jânio Quadros havia renunciado ao seu mandato, desencadeando uma grave crise política. Uns dizem que a renúncia foi uma ação premeditada de Jânio que, em sua megalomania, supunha que o país imploraria para que ele ficasse. Outros garantem que tudo não passou de um ato de um alcoólatra desequilibrado.
A direita reacionária mobilizou-se de imediato para rasgar a constituição e impedir a posse do vice-presidente legalmente eleito, João Goulart, que encontrava-se em missão oficial no estrangeiro. Ainda que a Correnta da Legalidade tenha tido adeptos em todo o território nacional, o grande herói daquele momento sombrio e incerto foi sem dúvida o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Sob a ameaça de bombardeio aéreo por parte das forças golpistas, Brizola improvisou uma estação de rádio (foto acima) no subsolo do Palácio Piratini, de onde transmitiu o seu discurso de resistência a todo o território nacional. Após duas semanas de tensão, os golpistas fraquejaram e João Goulart foi oficialmente empossado.
Não fosse pela atitude firme e corajosa do governador Brizola, a quartelada de março de 64 teria acontecido dois anos e meio mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário