quinta-feira, 28 de julho de 2011

E ASSIM NASCEU A CMC 
 CONFRARIA MINEIRA DE CULTURA


Ano de 2003... Já há mais de dez anos tínhamos computador em casa, mas, eu como bancário aposentado carregava aquele trauma de ter passado grande parte de minha  vida com um computador à frente, que  diariamente nos desgastava com suas panes.

Assim, mesmo tendo computador em casa me recusava a usá-lo, ignorando o que  ele, já em outros tempos, podia me  oferecer além da edição de textos e leitura diária de jornais pela NET.
Foi então que descubro as maravilhas da INTERNET com a possibilidade  da troca de conhecimentos entre amigos, parentes, vizinhos.

Daí nasceu minha turma da NET... No início éramos dez, somente dez. Depois, foi crescendo, crescendo, e quando somamos 60 integrantes da turma, resolvi chamá-la de CONFRARIA.  E lhe demos o nome de: CONFRARIA MINEIRA DOS ADEPTOS DA INTERNET. Por muito tempo manteve este nome, sendo ele alterado mais tarde para CONFRARIA MINEIRA DE CULTURA
- Música, Arte e Ciência.

Usávamos fazer a iniciação de cada confrade assim: “A CONFRARIA ESTÁ EM FESTA”- Oficializamos hoje a posse do neófito confrade ... E explicávamos ao  novo confrade o que
era NOSSA CONFRARIA.

Ela tem por objetivo o intercâmbio de mensagens abrangendo os mais diversos assuntos:
Filosofia, Política, Religião, Literatura, História, Ciência, Música (muita música, especialmente folclóricas, raras, desconhecidas, ou quase, dos mais distantes e distintos lugares do mundo), Lazer, enfim tudo que possa levar ao aprimoramento cultural e espiritual de cada um dos que dela participam.

Aí o iniciante se apresentava: nome/ Natural de / Residente em / Estado civil / Profissão Gostos / Outras informações que julgar interessantes.

E continuávamos: para festejarmos sua iniciação, o vídeo:  “SIRTAKI, A DANÇA DO ZORBA, O GREGO”, trazendo ao fundo fotos da Grécia. Mais, tarde, trocamos o Vídeo de Sirtaki pelo de PATRONA BAVARIE  (do folclore alemão austríaco e periferia), que trazia ao fundo imagens da Áustria.

Bem... E a CONFRARIA foi crescendo, crescendo, chegando a ter mais de 320 integrantes. Mas, houve época, que por exigência do provedor, tivemos de reduzi-los a 160, que hoje permanecem. Por muito tempo o limite de envio diário de mensagens chegou a 30, mas hoje
nunca ultrapassa de 12, havendo dias que não chega a 07.

Este é um dos grandes motivos que nos levaram a criar o BLOG:
http://marconogueiraconfraria.blogspot.com

Há anos, temos recebido o incentivo de criá-lo, como de um irmão Jornalista, outros amigos Escritores, Políticos, Professores, Poetas, Intelectuais, e muitos outros amigos que nos prestigiam com sua presença, ou leitura de nossas mensagens.

Nestes 08 anos e 04 meses de existência de nossa CONFRARIA é de se reconhecer o quanto cada um de nós aprendeu com os outros. Jamais havia imaginado, antes de conhecer a INTERNET, o quanto ela pode contribuir para a nossa elevação cultural. Chegamos a criar uma frase que resume brincando tudo isso: CONFRARIA: UM TEMPLO ILUMINISTA, ONDE UM APRENDE COM OS OUTROS E OS OUTROS APRENDEM COM O UM.

Temos observado que a presença de muitos se tornou rara. Suponho que, talvez, em função da não divulgação do que enviam, o que, de certa forma, lhes frustram, decepcionam. Mas, não temos como atender a todos, em vista do limite que nos é imposto pelo provedor.

Com a criação do BLOG DA CONFRARIA estaremos livres dessa restrição, pois haverá espaço pra todos. Mais histórias sobre a CONFRARIA, com o tempo, devagar, iremos contando. E quantas histórias há!

MARCO ANTÔNIO PAIVA NOGUEIRA - PRESIDENTE DA CMC

4 comentários:

  1. MARCO
    Ouvir o seu relato é tão comovente quanto acompanhar a história de gestação e vida de uma criança. Sim, porque um nascimento é sempre uma oportunidade de um novo mundo. Esta CONFRARIA sofreu os problemas próprios de qualquer começo, mas sobreviveu a tudo: dificuldades técnicas (a INTERNET e seus desafios); a criação de seguidores e a perda de alguns (como é natural da vida). Mas hoje mostra "a cara" no Blog. Que possa ser, humildemente, mais um instrumento de abertura de caminhos de novos saberes, reflexões do grupo e desenvolvimento da Cultura Mineira. Afinal, para se merecer o milagre de "nascer" é preciso crescer e fazer acontecer...

    ResponderExcluir
  2. ANA MARIA,

    Com você bem lembrou,
    perdemos, sim, alguns
    confrades.
    Faleceram: Esther Bragança,
    Celso Peito Macedo e, há
    poucas semanas Ovídio
    César Miranda.

    Marco Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho lindo o Marco Antônio faz. Exige dedicação, tempo e muita força de vontade. São pessoas como o Marco Antônio que nos fazem ter entusiasmo de viver, de compartilhar idéias e trocá-las com gente de valor.
    Pessoalmente, consifdero-me um privilegiado pela grande contribuição e estimulo que recebo do grande Marco Antonio e attravés de seu email até agora e, deste blog, daqui para frente.
    Da minha parte quero fazer o máximo para retribuir tudo que recebi e outro tanto que pressinto virá com este novo espaço.
    Parabéns. Muito obirgado.
    Verly 28-07-11 17:52 data muito importante.

    ResponderExcluir
  4. SEMPRE VER...LY!

    O melhor retorno do que fazemos é naturalmente ver os resultados do que produzimos. Mas o reconhecimento alheio sobre o feito é sem dúvida, motor propulsor do crescimento. Não adianta, o ser humano é movido à motivação que tem dentro de si, e que ao se extrapolar para o exterior, merece o olhar do seu entorno. O VERLY entendeu esta realidade e faz um bem enorme à CONFRARIA com suas observaçoes, e tenho certeza, breve com suas crônicas.

    ResponderExcluir